quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Aluna: Nara Fernanda Justiniano.
Atividade 1:
Produza um texto utilizando as seguintes palavras, mesmo que seus significados sejam-lhe desconhecidos. Em seguida consulte o dicionário e verifique o uso das mesmas.
Muxuango, sibilino, hermeneuta, falácia, uxoucídio, perfunctório, defenestração, apoplexia, bisonho, ignóbil.

Texto:
Existe um homem que é um verdadeiro muxuango. Ele é aparentemente bisonho. Certa vez, quando estava em um perfunctório, proferiu uma grande falácia. Foi nesse uxoucídio que conheceu seu melhor amigo, que é bastante sibilino. Com esse amigo ele sempre mantém conversas de um certo caráter hermeneuta. Diante de uma defenestração, enquanto um demonstra apoplexia, o outro se mantém totalmente ignóbil.

Glossário:
Apoplexia: golpe violento, afecção cerebral que surge inesperadamente acompanhada de privação do uso dos sentidos e de suspensão do movimento; designação genérica das afecções produzidas pela formação rápida de um derrame sanguíneo ou seroso no interior de um órgão; ataque, derrame, hemorragia, embolia, doença, perda súbita de consciência,
geralmente causada por hemorragia ou embolia.
Bisonho : calouro, neófito, novato, noviço, recruta principiante; novato; acanhado; tímido; recruta inexperiente.
Defenestração: ato de lançar
alguém ou qualquer coisa pela janela ou varanda fora.
Falácia: engano, ardil, burla. qualidade do que é falaz, falatório, gritaria, artimanha, estratagema retórico.
Hermeneuta: interpretação do sentido das palavras; interpretação dos textos sagrados; arte de interpretar leis; jurista, jurisconsulto; aquele que se especializa ou é versado em hermenêutica.
Ignóbil: que não tem nobreza; desprezível; abjecto; vil; baixo; torpe; abominável, despezível, detestável, baixo, execrável.
Muxuango: que equivale a matuto ou caipira, tipo rústico, é um sitiante que não entra na massa do proletariado agrícola.
Perfunctório: praticado apenas em cumprimento de uma obrigação ou sem fim útil;pouco útil;superficial;ligeiro.
Sibilino: é referente à “sílaba”, equivale a mulher à qula se atribuam dons proféticos, capacidade de prever o futuro; bruxa, profetiza, feiticeira, difícil de compreender, enigmático.
Uxoucídio: assassinato de esposa cometido pelo marido.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Causo do Muxuango

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 1:Produza um texto utilizando as seguintes palavras, mesmo que seus significados sejam-lhe desconhecidos. Em seguida consulte o dicionário e verifique o uso das mesmas: muxuango, sibilino, hermeneuta, falácia, uxoucídio, perfunctório, defenestração, apoplexia, bisonho, ignóbil.

Texto O Causo do Muxuango

Certo dia, André, o jovem ignóbil da cidade de Brazilândia, estava em casa, porém muito bisonho. Ele, entretanto, resolveu passear com o seu animalzinho sibilino.

No meio do caminho, eles encostaram em alguns muxuangos. Opa! Muxuangos??? Era melhor correr! Todo mundo sabia, ali naquela cidadezinha, que quando certa pessoa encontrava muxuangos, alguém da sua família teria algum problema grave!



A noite chegou e André ainda estava temeroso com o que havia de acontecer. Na hora do jantar, ele saiu sem avisar a família; fora ver o hermeneuta Antônio.

Antônio teve apoplexia com a visita de André, já que não se costumava visitar ninguém aquela hora da noite, por causa do perfunctório! Antônio convidou André para passar a noite ali mesmo, e André disse que só queria perguntar algo:

- Haveria naquela cidade 'A Maldição do Muxuango', ou seria uma falácia?

Como o hermeneuta visse a grande preocupação do jovem, disse que era uma falácia! Ufa, que alívio!

André já estava saindo da casa de Antônio, agradecendo muito pela dúvida sanada, quando, de repente, ouviu-se um grito por toda a cidade: 'Houve um uxoricídio, ou seja, uma mulher havia sofrido uma defenestração seguida de queimaduras de primeiro grau nos braços. 'Só pode ser a maldição do muxuango atacando a minha mãe', pensou André.

Como estivesse a caminho de casa, resolveu não se atemorizar com a notícia do uxoricídio e continuou indo para casa. Iria enfrentar os policiais, contar tudo.

Ainda na porta de casa, encontrou o inspetor de polícia e disse a ele que havia visto um muxuango pela manhã e que tinha culpa nessa história.

O inspetor, nesse instante, começou a rir e, com muita dificuldade, disse:

- Meu filho, essa história de uxoricídio não existe!

- Existe sim, eu ouvi o grito da mulher que informava sobre o uxoricídio!

- Não, não, você entendeu errado! O que aconteceu foi que um cachorro quebrou a vidraça da sala porque queria sair de casa! Foi mais um cãocídio do que um uxoricídio, brincou o inspetor.