domingo, 5 de outubro de 2008

As diferentes visões sovre um mesmo tema.

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 7: Produza um texto, mostrando como as pessoas têm opiniões sobre um mesmo tema.

Texto Diversas opiniões sobre o novo filme que será lançado em outubro:

Produtor
O filme que nós vamos produzir terá 2h15min e 8seg. Ele custará cerca de 1 milhão e meio de dólares.

Roteirista
É um filme muito diferente do convencional; do que já estamos acostumados a ver. Vai trazer uma temática nova, vai abordar a política nacional nos últimos 10 anos.

Diretor
Nós vamos rodar mais um filme nesse ano, buscando os melhores ângulos, as melhores interpretações para levar esse filme a ganhar todos os OSCAR.

Diretor de Fotografia
Nós vamos escolher a melhor iluminação, realçar cores mais claras , vamos tentar aproveitar a iluminação natural, utilizar de imagens de árvores, animais selvagens... tudo isso que a gente pode ver num filme rodado na cidade.(?)

Diretor de Efeitos Especiais
Vamos usar o que há de mais moderno na área de efeitos especiais; a tecnologia vai estar presente em cada cena, em cada emoção. Vocês podem ter certeza!

Ator Principal
É um novo trabalho, uma nova emoção; uma nova equipe. Já revi alguns velhos amigos e o elenco está muito bom, creio que vai ser um grande trabalho e vai marcar a minha carreira profundamente. Se Deus quiser, o OSCAR é meu.

Crítico de Cinema
A idéia é a mesma de sempre: política, mas vamos esperar pra ver a produção, a fotografia, a direção, os efeitos especiais, a atuação dos atores principais e coadjuvantes... dentre outros. Enfim, só ao final vamos poder ter uma idéia do que foi o filme e do que ele representará para a nossa sociedade.

Expectador
Ah! Esse novo filme vai ter a participação daquele ator que ganhou o OSCAR como ator principal! Acho que vai ser muito bom! Aquele cara sabe atuar bem; é verdade que eu não vi todos os filmes dele, mas os que eu vi, eu aprovo!

Resumo do filme "Emma"

Atividade 5: Produza um texto com expressões idiomáticas.

Por Louise Silva Ferreira.

Resumo do filme Emma

Esse filme fala de uma moça meio seqüelada que mora numa pequena cidade da Inglaterra. Seu nome é Emma Woodhouse . A vida dela se resumia a ficar arrumando casamento para as jovens da cidade. Hum! Ela que não colocasse as barbas de molho pra ver se não arrumavam um noivo pra ela tamabém!

Vinda de uma família rica e de cor branca - pense num branco sério! - contava com o prestígio de toda a classe alta e baixa, e, ainda, com a amizade do bonitão e boa pinta Mr. Knightley.

O tempo de se casar também chegou para Emma e logo apareceu o primeiro pretendente: Mr. Elton, o reverendo da igreja da cidade. Ele era um cara gente fina, de boa família e bons modos que começou a se aproximar de Emma durante pequenos festejos da cidade. E como ela lhe dava bola, ele continuava no pé dela. Só que ele não sabia que Emma estava, na verdade, empurrando a jovem Harriet - uma bela moça pobre que saía do interior pra tentar a sorte na cidade de Emma, meio na raça, mas ia - para ele, e também não sabia que Harriet já gostava dele.

Certo dia, Mr. Elton contou a Emma sobre sua intenção de casar-se com ela, mas ela logo lhe deu um toco. Disse:

- Pela mãe do guarda, Mr. Elton. O senhor está me zoando?

- Não. Você é muito maneira, tem style... sabe cumé, né?

- Que palha, véi!

- Tu que é meio sinistra! Cumé que tu me dá bola, mó papo e agora me chuta?

- Eu pensei que você estava atrás de mim por causa de Harriet. Você é louco por ela!

- Não, eu só estava a companhando na sociedade porque você me pediu. Eu sempre gostei de você, gata.

Ah! Não importa o resto do lero-lero, o que importa é que ele ficou meio coalhado por algum tempo e depois se casou com uma sirigaita, que não era flor que se cheire: uma mulher arrongante e que só sabia elogiar a si mesma e mandar no marido! Daí, todo mundo viu que Mr. Elton era um banana.

Depois que Harriet ficou sabendo que Mr. Elton gostava era da Emma, ficou muito triste, mas foi consolada pela amiga:

- Calma, relaxa, viu. A parada agora é ficar fria e esperar pelo próximo pretendente.

E como Harriet estava com o coração na mão depois de toda essa situação, somente algo a consolou: o Mr. Robert Martin - humilde fazendeiro da região - se interessou por ela, e ela, claro, correspondeu - já que uns gostam dos olhos e outros das remelas.

Porém, Emma, muito preocupada com o futuro de sua amiga Harriet, a aconselhou a não se casar com o fazendeiro. É certo que por questões óbvias, como: ele não era muito estudado, não deveria nem conhecer alguns romances da época, muito menos participava da alta sociedade!

- Por isso, disse Emma, pergunte a ele se já leu aquele romance recém lançado! Se ele disser que não, não serve pra você.

- Tudo bem, Emma.

Muito tempo depois de ter feito a pergunta para Mr. Martin, eles se encontram no Armazém:

- E, , Harriet!

- Oi, Mr. Martin!

- E, aí, rapidão, li o livro que tu me falou e gostei muito.

- É? Caraca, que que tu achou?

- Assim, tipo, é bom.

E Harriet percebendo que já havia passado muito tempo com rapaz (cerca de 5 minutos!), arruma uma desculpa e vai embora - afinal a gente daquela cidade era muito fofoqueira e poderiam estragar a imagem dela! Pelo menos o rapaz não ficou no vácuo!

- Oh! Que horas são? Desculpe, tenho que ir.

E assim, Harriet fica sem um noivo - mas só por enquanto!

Muita água rola e então, finalmente, a Emma descobre o seu amor por Mr. Knightley - o seu grande amigo que estava viajando atá a casa do irmão - em meio a uma crise de ciúmes! Ela nem imaginava que ele já gostava dela há muito tempo e esperava voltar para pedir a mão dela em casamento.

Quando Mr. Knightley regressa, ele aproveita a vibe e vai logo falar com Emma, ele a pede em casamento, e ela aceita.

Algum tempo depois, Harriet vai contar pra sua melhor amiga que decidiu aceitar o pedido de casamento do Mr. Martin. Ao que Emma diz:

- É isso aí! Boto fé!

A Rotina de um Jovem Brasiliense.

Por Louise Silva Ferreira.


Atividade 4: Produza um texto utilizando de estrangeirismos presentes no seu cotidiano.


Texto A Rotina de um Jovem Brasiliense.

Minha vida é assim: eu acordo às 6h20, escovo os dentes com Close Up e vou para a cozinha tomar meu café da manhã.

Na porta da cozinha, eu encontro a minha mãe e peço pra ela preparar o meu Ovomaltine. Volto para o quarto e calço o meu ALL STAR, aproveitando pra pegar o meu MP3, gosto muito de ouvir Coldplay e Hardcore brasileiro.

Às 7h, chega o transporte escolar - num carro muito uilizado pelos correios: Sprinter - ele me deixa na porta da escola. Às 7h2o, a aula começa.

Às 10h, é hora do intervalo (aproveito para lanchar), quase sempre como Hotdog com bastante Catchup. Acaba o intervalo, volto pra sala; se a aula tá chata, começo a pregar Post It nas costas dos meus colegas.

Às 12h40: o sinal toca, acabaram as aulas de hoje! Pego a minha mochila da Nike e volto pra casa, de transporte.

Hora do almoço: como não gosto de arroz, feijão e verduras, ligo para o MC Donald's; eles entregam rápido e a comida é de altíssima qualidade.

Depois do almoço, vou para o PC (Personal Computer) e fico algum tempo no MSN (Messenger).


Às 15h, eu vou dar uma volta de bike, quando chego, aproveito pra tomar um banho - apesar de meu cabelo ser pequeno, gosto de usar Shampoo. O resto da tarde é pra fazer o Home Work (dever da aula de inglês).

À noite, chamo a galera pra sair; decidimos ir ao Shopping Pier 21, tem uma lanchonete lá muito boa: Friday's.

Volto pra casa às 22h, tenho aula amanhã cedo.

No meu quarto, tenho de gurdar uma pilha de calças jeans que ficaram em cima da cama e, depois de tudo, é só dormir. Durmo ouvindo um grupo de rock: Offspring.

Essa é a rotina de um típico jovem brasiliense.

Diferentes tipos de formailidade.

Por Louise Silva Ferreira

Atividade 3: Produza uma informação com diferentes formas de se dizer, buscando diferenciar com quem se fala e o que se fala.

Diferentes formas de se passar uma mensagem:


Formal (Recado para a Ministra do TST)

Esma. Sra. Ministro Dâmaris Augusta,

Venho através deste, pedir-lhe que, por ocasião da minha visita à sua residência na terça-feira, dia 15 de setembro de 2008, como esqueci-me de meu paletó, exercesse de misericórdia e o levasse até o TST e o deixasse com a Rosa – secretária do seu Gabinete Ministerial -, pois assim eu o recuperarei ao meu poder.

Muitíssimo obrigado por sua atenção,

João Alecrim Sanos
Coordenador da 18ª Turma

Formal (e-mail para a chefe)

Olá, Ana Maria!

Bom dia! Como vai?
Primeiro: gostaria de informá-lo que o seu computador está pronto – era apenas um arquivo danificado – e amanhã eu o levarei para você. Segundo: será que você poderia levar o meu paletó que eu esqueci na sua casa na terça-feira – ou caso não possa, por favor informar-me, pois, assim, passarei eu mesmo lá e o pegarei.

João Alecrim Sanos
Gerente-comercial

Informal (e-mail para uma amiga)

E, aí, véi, beleza?? Tudo em paz? Só na manha, né? Assim, queria ver contigo se eu posso passar na lá na tua casa pra pegar o meu paletó que eu esqueci na terça-feira quando voltava da escola e resolvi dar uma passada pra ver o problema no seu PC.

Falô...

João.

Informal (Bilhete para a mãe)

Oi mãezinha, tudo bem com você? Será que a senhora poderia ver seu meu paletó ficou na sua casa?? Se tiver ficado, será muito pedir pra senhora pregar um botão que está faltando e, se possível, lavar o paletó??

Mãe, você sabe que eu t amo muito, né???
Super beijo do seu filho João.

Informal (MSN, conversando com a amiga)

João: ê...blz??. qual eh a boa???
André: tamo na atividade... e a tua????
João: soh.... e ai vai sai?
André: vo na 5...e tu?
João: é onde?
André: no bar..
João: keria pega o meu casaco q fico na sua ksa!!!!!! Kem vai tah lah p eu pode pega?????
André: axo q minha mãe vai tah lah tds os dias a noit!!!
João: kramba, tu nunca tem certeza!
André: si tu kize eu fico isperando vc!
João: naum, pô.... tah massa...falo cum a tua mãe...
André: ok...
João: vlw..intaum...atehh..
André: flw moleke...

O Causo do Muxuango (adaptado)

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 2: Produza um exercício para estrangeiros a fim de trabalharem com o significado de palavras diferentes.


Olá caro leitor,

O texto abaixo foi escrito de uma forma diferente, o escritor não estava enxergando as palavras no dicionário!! Cuidado na hora de ler!! Siga as instruções abaixo e tente ajudar o escritor!!!

Divirta-se!!!


Leia o texto abaixo e verifique se:
1º Você conhece alguma das palavras em itálico no texto;
2º essas palavras se parecem com algumas que você utliza? Se sim, anote-as abaixo do texto;
3º as palavras que você selecionou no 2º passo, podem ser colocadas no lugar das palavras em itálico (se for necessário, altere o gênero e número das palavras em redor);
4º no dicionário, as palavras do texto tem o mesmo significado que as suas.


O Causo do Muxuango (adaptado)

Certo dia, André, o jovem ignóbil da cidade de Brazilândia, estava em casa, porém muito bisonho. Ele, entretanto, resolveu passear com o seu animalzinho sibilino.

No meio do caminho, eles encostaram em alguns muxuangos. Opa! Muxuangos??? Era melhor correr! Todo mundo sabia, ali naquela cidadezinha, que quando certa pessoa encontrava muxuangos, alguém da sua família teria algum problema grave!

A noite chegou e André ainda estava temeroso com o que havia de acontecer. Na hora do jantar, ele saiu sem avisar a família; fora ver o hermeneuta Antônio.

Antônio teve apoplexia com a visita de André, já que não se costumava visitar ninguém aquela hora da noite, por causa do perfunctório! Antônio convidou André para passar a noite ali mesmo, e André disse que só queria perguntar algo
- Haveria naquela cidade 'A Maldição do Muxuango', ou seria uma falácia?

Como o hermeneuta visse a grande preocupação do jovem, disse que era uma falácia! Ufa, que alívio!

André já estava saindo da casa de Antônio, agradecendo muito pela dúvida sanada, quando, de repente, ouviu-se um grito por toda a cidade: 'Houve um uxoricídio’, ou seja, uma mulher havia sofrido algo muito grave, e ainda uma defenestração. 'Só pode ser a maldição do muxuango atacando a minha mãe', pensou André.

Como estivesse a caminho de casa, resolveu não se atemorizar com a notícia do uxoricídio e continuou indo para casa. Iria enfrentar os policiais, contar tudo.

Ainda na porta de casa, encontrou o inspetor de polícia e disse a ele que havia visto um muxuango pela manhã e que tinha culpa nessa história.

O inspetor, nesse instante, começou a rir e, com muita dificuldade, disse:

- Meu filho, essa história de uxoricídio não existe!

- Existe sim, eu ouvi o grito da mulher que informava sobre o uxoricídio!

- Não, não, você entendeu errado! O que aconteceu foi que um cachorro quebrou a vidraça da sala porque queria sair de casa! Foi mais um cãocídio do que um uxoricídio, brincou o inspetor.