Aluna: Nara Fernanda Justiniano.
Atividade 1:
Produza um texto utilizando as seguintes palavras, mesmo que seus significados sejam-lhe desconhecidos. Em seguida consulte o dicionário e verifique o uso das mesmas.
Muxuango, sibilino, hermeneuta, falácia, uxoucídio, perfunctório, defenestração, apoplexia, bisonho, ignóbil.
Texto:
Existe um homem que é um verdadeiro muxuango. Ele é aparentemente bisonho. Certa vez, quando estava em um perfunctório, proferiu uma grande falácia. Foi nesse uxoucídio que conheceu seu melhor amigo, que é bastante sibilino. Com esse amigo ele sempre mantém conversas de um certo caráter hermeneuta. Diante de uma defenestração, enquanto um demonstra apoplexia, o outro se mantém totalmente ignóbil.
Glossário:
Apoplexia: golpe violento, afecção cerebral que surge inesperadamente acompanhada de privação do uso dos sentidos e de suspensão do movimento; designação genérica das afecções produzidas pela formação rápida de um derrame sanguíneo ou seroso no interior de um órgão; ataque, derrame, hemorragia, embolia, doença, perda súbita de consciência, geralmente causada por hemorragia ou embolia.
Bisonho : calouro, neófito, novato, noviço, recruta principiante; novato; acanhado; tímido; recruta inexperiente.
Defenestração: ato de lançar alguém ou qualquer coisa pela janela ou varanda fora.
Falácia: engano, ardil, burla. qualidade do que é falaz, falatório, gritaria, artimanha, estratagema retórico.
Hermeneuta: interpretação do sentido das palavras; interpretação dos textos sagrados; arte de interpretar leis; jurista, jurisconsulto; aquele que se especializa ou é versado em hermenêutica.
Ignóbil: que não tem nobreza; desprezível; abjecto; vil; baixo; torpe; abominável, despezível, detestável, baixo, execrável.
Muxuango: que equivale a matuto ou caipira, tipo rústico, é um sitiante que não entra na massa do proletariado agrícola.
Perfunctório: praticado apenas em cumprimento de uma obrigação ou sem fim útil;pouco útil;superficial;ligeiro.
Sibilino: é referente à “sílaba”, equivale a mulher à qula se atribuam dons proféticos, capacidade de prever o futuro; bruxa, profetiza, feiticeira, difícil de compreender, enigmático.
Uxoucídio: assassinato de esposa cometido pelo marido.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
No semestre passado, eu fiz esse texto e tipo, não teve nada hever! é engraçado como depois que fazemos o texto sem conhecer o significado das palavras, damos bastante risadas e nos sentimos tão "ignorantes" perante estas. adorei os textos.
POR: Natália Xavier de Castro
Postar um comentário