quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Intertextualidade no texto.

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 11: Usando nomes de filmes, escreva um texto.

História Sem Fim

Shrek acordou com O Grito de um de seus Bebês Geniais, Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, que tinha sonhado com O Fantasma da Ópera. A menina só dormiu de novo Ouvindo a Canção preferida pela boca do pai.

Shrek era Um Homem de Família muito responsável, porém com uma Vida de Inseto que o impedia de ser um dos Filhos do Paraíso. Ele tinha como chefe Fernão Capelo Gaivota, um pássaro Debi&Lóide que se achava o Poderoso Chefão e tratava mal todos os funcionários da empresa.

Como vivia em O Jardim Secreto com sua família, Shrek ainda tinha um pouco de paz. A coisa só ficava feia em duas situações: primeira, quando os seus bebês estavam brigando - parecia um verdadeiro Duelo de Titãs e, segundo, quando tinha que ir visitar A Sogra - que mais parecia ABruxa de Blair.

O tempo passou e Shrek foi De Volta para o Futuro...

Certo dia, Deu Zebra: O filho mais velho de Shrek, Ray Charles, movido por íntimo Orgulho&Preconceito, decidiu se juntar aos Piratas do Caribe. Ray Charles dizia que não queria ser O Mercador de Veneza como o pai, por isso atravessou A Ponte para Terabítia e se tornou um Senhor dos Anéis.

E pra piorar, como estava Escrito nas Estrelas, Carlota Joaquina se casou com O Espanta Tubarões, Rei Arthur, e foi morar no Doce Lar de Cor Púrpura localizada em Pearl Harbor - onde passava o dia comendo Tomates Verdes Fritos.

...

Diferentes visões sobre a vida.

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 10: Escolha algumas profissões e diga como os trabalhadores falariam sobre 'o que é a vida'.

Professor: A vida é uma escola, nela a gente aprende e é corrigido e, ainda, ganha nota. A vida leva a gente a refletir sobre fatos novos e a compreendê-los pra depois explicá-los. A vida é como uma equação: tem desconhecido o que você calcula e o resultado que você não sabe.

Jardineiro: Na vida você não tem só flores, existem também ervas daninhas. Tem que trabalhar a terra, capinar os sentimentos ruins, aparar o tamanho do sucesso pra que ele não suba à cabeça e não mate a planta.

Vendedor: A vida é assim, tá ligado, quase sempre te volta o troco errado. Só quer saber de pagar com a mesma moeda, por mais que você não mereça sofrer tanto. Ela nunca tem troco pra R$ 50,00, vive enrolando pra pagar a dívida. A vida é regida pela Lei da Oferta e da Procura: quem tem mais dinheiro e pode pagar mais caro por ela ganha; quem não pode, tenta no grito.

Motorista: A vida é uma estrada, muitas vezes a gente sabe aonde vai dar, mas não pode prever quais serão os buracos do caminho e nem dizer se vamos encontrar o que precisamos no fim.

Falas de Diferentes Personalidades

Por Louise Silva Ferreira.

Atividade 8: Escolha um texto e reescreva-o usando os diversos campos discursivos de personalidades.


Faustão: Oraaaa, meu!! Agora você vai ver aquele gordo safado que assaltou a mulher grávida no Parque do Ibirapuera, heim! Olha lá, parece que nem almoçou direito, olha a cara de fome do cara, bicho! É nessas horas que devia ter pena de morte, viu? Como é que o cara finge ser da Companhia de Abastecimento de Água só pra entrar na casa e assustar a mulher grávida?? Foi quase, quase que ela perdeu o bebê!

Hebe: Gente. Agora vocês vão ver uma coisa muito triste: é um homem que – ai gente, só de pensar, eu passo mal – mas como eu tenho que falar, né? Ô Produção, tem que ser agora? Posso falar depois? Não? Tá bom, eu vou falar, mas depois vocês não falem que eu não avisei... Gente, vocês vão ver o homem que assaltou aquela minininha – uma moça bem jovem, olha, uma gracinha ela! Gente, olha a cara do ‘hômi’, que feio! Ele fingiu ser da Companhia de Abastecimento de Água só pra atacar a mulher, meu Deus! Que horror! Que calamidade!

Gugu: Pessoal, agora vocês vão ver, aqui no Domingo Legal, com exclusividade, a cara do assaltante de São Paulo que fingiu ser da Companhia de Abastecimento de Água só pra entrar na casa da mulher e assaltá-la. Atenção papai, mamãe ou vovó.... Vocês vão ver cenas muito fortes, por isso eu vou pedir agora pra você tirar a criança da frente da TV. Pode rodar!
Nara Fernanda Justiniano.

Atividade 4: Produza um texto utilizando de estrangeirismos presentes no seu cotidiano.

Oi mãe! Estou te enviando este e-mail pra dizer que tá tudo OK!
São Paulo é show. Estou com meus brothers num shopping.
Avise ao meu pai que usei o Mastercard dele. Entrei numa loja e comprei um jeans com zíper vermelho, um tênis e uma camisa de náilon. Os office boys andam the skates pela loja. Ah, meu MP3 quebrou, droga!
Comprei uns cds: Viper, aquele que era underground, Carlinhos Brown, daquele clipe bem doido e Chico Science.
Tem tudo na loja : punk, tecno, hiphop, rap, dance, jazz, funk e muito rock. Tudo bem em conta. Meu pai ia adorar os hard e softwers. Tá na hora dele fazer um upgrade no laptop, passar um scan, formatar para acessar a Internet, não é? Tinha um cara estranho nessa loja de cds, cheio de piercings que ficou me encarando. Seria barrado num antidoping. Ficou me perguntando sobre meus hobbies. Me convidou pra conhecer o flat dúplex dele. Mas dei um fora legal no cara.
Na livraria cheia de best-sellers, comprei uma revista de design pra senhora e um livro de marketing pro pai.
É fácil encontrar esse shopping, no caminho agente passa por um playground onde tem um outdoor lindo. Eu e meus amigos fizemos um piquenique no parque onde fica esse playground ontem e jogamos vôlei. Não se preocupe que passei Sundown. Comprei um bandeide, pois tinha machucado o dedo em um espinho de uma flor do jardim de lá.
Na volta do piquenique levamos uma blitz dos homens, que quase nos levaram pro xadrez porque acharam um pôster do Planet hemp. Pediam dólares, mas ufa! Escapamos. Então fomos fazer um lunch que vai me deixar bem gorda. Rosbife com batatas, muito ketchup e uma salada. Mas meus brothers diziam: ''Relax, coma à vontade...'' Então, relaxei e pedi sunday. Mas só tomei Coca light. Ainda fomos para um happy hour, tomar um drinque num pub.
Semana que vêm estou de volta!
Beijos! Bye bye!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sibilino era um advogado muito bisonho que sofria de apoplexia, em um certo dia veio ao seu escritório um homem muxuango em busca de seus serviços. O tal homem havia defenestrado sua esposa do perfunctório e ela veio a óbito. Ele, então, queria que Sibilino o tirasse dessa enrascada.
Sibilino aceitou o caso, mas no julgamento o juiz, um verdadeiro hermeneuta, percebeu todas as falácias de Sibilino para inocentar o ignóbil de seu cliente. Então, o magistrado condenou o homem pelo uxoucídio a 25 anos de prisão.

Aluna: Natália Alves Carvalho

NOMES DE CURSINHOS

PRAETORIUS GALOIS era um homem que queria PROJEÇÃO em sua vida, estava cansado de não ter APROVAÇÃO em toda OPÇÃO que tomava, nunca havia tirado uma NOTA MÁXIMA nem na sua época de escola, só era PHD em comer bifes de FILEMON. Ahhh! Isso sabia fazer muito bem, mas ele queria algo mais.
Teve então um IDEA para dar sentido a sua vida, decidiu ir AVANTE e recuperar todo o tempo perdido, queria ocupar o lugar mais alto do PODIUM em qualquer coisa que fizesse.
Decidiu iniciar a mudança pelo seu visual, resolveu cortar aqueles banquetes no almoço, como os seus avós diziam “o ÁGAPE teve que ser diminuído”. Também começou a freqüentar uma academia para ficar mais FORTIUM e cortou as exatas calorias que necessitava. Recomeçou os estudos e teve grandes CONQUISTAS!
PRAETORIUS GALOIS, então, se tornou um MAGISTER de grande sucesso.

Aluna: Natália Alves Carvalho

As diferentes visões sobre o mesmo tema

Fato: Após uma briga do casal, motivada por não ter o marido comprado o que sua mulher havia pedido, ela o envenenou e em seguida ateou fogo no corpo.

Advogado de defesa: A minha cliente estava sob o domínio de violenta emoção e não foi capaz de discernir e nem tão pouco determinar-se de acordo com comportamento que todos esperavam, mas isso será devidamente explicado no processo, haja vista que sob anos sofria com o relacionamento conflituoso e com a falta de compreensão de seu cônjuge.

Promotor: A ré tem que ser condenada, com a pena máxima permitida, pois se mostra uma pessoa extremamente fria e calculista, capaz de um crime de tamanha crueldade, movida por um motivo tão fútil. Ela, sem dúvida, não sairá impune desse julgamento! Juiz: Em face dos fatos a ré deve ser condenada por homicídio, duplamente qualificado, por emprego de meio cruel para execução do crime, movida por motivo fútil, enquadrando-se no artigo 121, com as qualificadoras dos incisos II e III do Código Penal.

Repórter: Será aqui na 30ª Vara Criminal da Comarca de São Paulo que ocorrerá o julgamento de Ana Maria, acusada de matar o marido com veneno e depois colocar fogo no corpo dele. As informações que temos é que o relacionamento do casal era marcado por constantes conflitos, o que teria a levado a matá-lo.

Aluna: Natália Alves Carvalho