terça-feira, 11 de novembro de 2008

As diferentes formas de se passar uma mesma mensagem

Primeira versão: mensagem oficial: Descoberta da literatura (João Cabral de Melo Neto)
*
No dia-a-dia do engenho,
todasemana, durante,
cochichavam-me em segredo:
saiu um novo romance.
E da feira do domingo
me traziam conspirantes
para que o lesse e explicasse
um romance de barbante.
Sentados na roda morta
de um carro de boi, sem jante,
ouviam o folheto guenzo,
a seu leitor semelhante,
com as peripécias de espanto
preditas pelos feirantes.
_______________________________________
Segunda versão: mensagem em ordem direta
*
Durante toda a semana
no dia-a-dia do engenho,
cochichavam-me em segredo:
saiu um novo romance.
E me traziam conspirantes,
da feira do domingo,
um romance de barbante
para que o lesse e explicasse.
Sentados na roda morta
de um carro de boi, sem jante,
ouviam o folheto guenzo,
semelhante a seu leitor,
com as peripécias de espanto
preditas pelos feirantes.
__________________________________________________
Terceira versão: mensagem com uso do vocábulo comum
*
Durante toda a semana
no dia-a-dia do engenho,
cochichavam-me em segredo:
saiu um novo romance.
E, da feira do domingo,
os trabalhadores, cheios de planos,
me traziam um folheto de cordel
para que o lesse e explicasse.
Sentados na roda, sem utilização,
de um carro de boi, sem uma das peças que constituem a roda de um veículo,
ouviam o folheto fino,
igual a seu leitor,
com as acrobacias de espanto
ditas antes pelos feirantes.
_______________
Igor Sousa Soares

Nenhum comentário: