segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Tipologia Textual

De acordo com o exemplo a baixo, escolha um texto de jornal, revista internet, etc., reescreva - o mudando a sua tipologia textual para: noticiário, conto, charge, e-mail, etc.Exemplo: Noticiário


Baianos cumprem o ritual do caruru no dia de Cosme e Damião

O caruru é uma comida de origem africana que caiu nas graças dos baianos. Manda a tradição que o prato vá a mesa no dia de Cosme e Damião, 27 de setembro.
Logo cedo, as mães de santo Adelaide e Cida saíram para percorrer mercados de Salvador em busca dos ingredientes do caruru. O preço do quiabo está atraente, mas Cida é cuidadosa: “Nós escolhemos o quiabo apertando. Se estalar, é porque ele está novo e bom”, ensina Adelaide. Elas compram também cebola, azeite de dendê e camarão seco. “O camarão tem que ser defumado e graúdo. Quanto mais graúdo, mais gostoso", completa Cida. O caruru caiu no gosto do baiano e hoje é saboreado não apenas pelos filhos de santo, mas por todos. Quem nos ensina é Cida, com a ajuda das amigas do candomblé. É tradição fazer promessa a São Cosme e São Damião e pagar oferecendo um caruru aos amigos no dia 27 de setembro, durante 7 anos. É tradição também botar na panela 7 quiabos inteiros. Quem for servido com um deles tem que, no ano seguinte, oferecer um caruru também.


Bom dia Querida amiga Mãe Adelaide,

Como hoje é dia 27 de setembro, então, resolvi te lembrar que daqui a uns quarenta minutos eu estou passando por aí para te buscar, pois como manda a boa tradição temos que comprar cebola, azeite de dendê, camarão seco e nossos quiabos bem apertados, para fazer aquele CARURU de dar água na boca. Afinal, fizemos promessa a São Cosme e São Damião e ele nos atendeu, devemos então pagar oferecendo um bom caruru aos amigos durante sete anos. Sem deixar, é claro, de colocar na panela os sete quiabos inteiros no caruru, pois quem tiver a sorte de ter um no prato deverá oferecer um caruru também.
Os mercados de Salvador que nos esperem por iremos as pesquisas de preço!
Não vejo a hora de te encontrar para começarmos esse caruru!

Um abraço,
Mãe Cida.
Aluna: Natália Alves Carvalho

Nenhum comentário: