domingo, 5 de outubro de 2008

Diferentes tipos de formailidade.

Por Louise Silva Ferreira

Atividade 3: Produza uma informação com diferentes formas de se dizer, buscando diferenciar com quem se fala e o que se fala.

Diferentes formas de se passar uma mensagem:


Formal (Recado para a Ministra do TST)

Esma. Sra. Ministro Dâmaris Augusta,

Venho através deste, pedir-lhe que, por ocasião da minha visita à sua residência na terça-feira, dia 15 de setembro de 2008, como esqueci-me de meu paletó, exercesse de misericórdia e o levasse até o TST e o deixasse com a Rosa – secretária do seu Gabinete Ministerial -, pois assim eu o recuperarei ao meu poder.

Muitíssimo obrigado por sua atenção,

João Alecrim Sanos
Coordenador da 18ª Turma

Formal (e-mail para a chefe)

Olá, Ana Maria!

Bom dia! Como vai?
Primeiro: gostaria de informá-lo que o seu computador está pronto – era apenas um arquivo danificado – e amanhã eu o levarei para você. Segundo: será que você poderia levar o meu paletó que eu esqueci na sua casa na terça-feira – ou caso não possa, por favor informar-me, pois, assim, passarei eu mesmo lá e o pegarei.

João Alecrim Sanos
Gerente-comercial

Informal (e-mail para uma amiga)

E, aí, véi, beleza?? Tudo em paz? Só na manha, né? Assim, queria ver contigo se eu posso passar na lá na tua casa pra pegar o meu paletó que eu esqueci na terça-feira quando voltava da escola e resolvi dar uma passada pra ver o problema no seu PC.

Falô...

João.

Informal (Bilhete para a mãe)

Oi mãezinha, tudo bem com você? Será que a senhora poderia ver seu meu paletó ficou na sua casa?? Se tiver ficado, será muito pedir pra senhora pregar um botão que está faltando e, se possível, lavar o paletó??

Mãe, você sabe que eu t amo muito, né???
Super beijo do seu filho João.

Informal (MSN, conversando com a amiga)

João: ê...blz??. qual eh a boa???
André: tamo na atividade... e a tua????
João: soh.... e ai vai sai?
André: vo na 5...e tu?
João: é onde?
André: no bar..
João: keria pega o meu casaco q fico na sua ksa!!!!!! Kem vai tah lah p eu pode pega?????
André: axo q minha mãe vai tah lah tds os dias a noit!!!
João: kramba, tu nunca tem certeza!
André: si tu kize eu fico isperando vc!
João: naum, pô.... tah massa...falo cum a tua mãe...
André: ok...
João: vlw..intaum...atehh..
André: flw moleke...

Nenhum comentário: