domingo, 5 de outubro de 2008

Resumo do filme "Emma"

Atividade 5: Produza um texto com expressões idiomáticas.

Por Louise Silva Ferreira.

Resumo do filme Emma

Esse filme fala de uma moça meio seqüelada que mora numa pequena cidade da Inglaterra. Seu nome é Emma Woodhouse . A vida dela se resumia a ficar arrumando casamento para as jovens da cidade. Hum! Ela que não colocasse as barbas de molho pra ver se não arrumavam um noivo pra ela tamabém!

Vinda de uma família rica e de cor branca - pense num branco sério! - contava com o prestígio de toda a classe alta e baixa, e, ainda, com a amizade do bonitão e boa pinta Mr. Knightley.

O tempo de se casar também chegou para Emma e logo apareceu o primeiro pretendente: Mr. Elton, o reverendo da igreja da cidade. Ele era um cara gente fina, de boa família e bons modos que começou a se aproximar de Emma durante pequenos festejos da cidade. E como ela lhe dava bola, ele continuava no pé dela. Só que ele não sabia que Emma estava, na verdade, empurrando a jovem Harriet - uma bela moça pobre que saía do interior pra tentar a sorte na cidade de Emma, meio na raça, mas ia - para ele, e também não sabia que Harriet já gostava dele.

Certo dia, Mr. Elton contou a Emma sobre sua intenção de casar-se com ela, mas ela logo lhe deu um toco. Disse:

- Pela mãe do guarda, Mr. Elton. O senhor está me zoando?

- Não. Você é muito maneira, tem style... sabe cumé, né?

- Que palha, véi!

- Tu que é meio sinistra! Cumé que tu me dá bola, mó papo e agora me chuta?

- Eu pensei que você estava atrás de mim por causa de Harriet. Você é louco por ela!

- Não, eu só estava a companhando na sociedade porque você me pediu. Eu sempre gostei de você, gata.

Ah! Não importa o resto do lero-lero, o que importa é que ele ficou meio coalhado por algum tempo e depois se casou com uma sirigaita, que não era flor que se cheire: uma mulher arrongante e que só sabia elogiar a si mesma e mandar no marido! Daí, todo mundo viu que Mr. Elton era um banana.

Depois que Harriet ficou sabendo que Mr. Elton gostava era da Emma, ficou muito triste, mas foi consolada pela amiga:

- Calma, relaxa, viu. A parada agora é ficar fria e esperar pelo próximo pretendente.

E como Harriet estava com o coração na mão depois de toda essa situação, somente algo a consolou: o Mr. Robert Martin - humilde fazendeiro da região - se interessou por ela, e ela, claro, correspondeu - já que uns gostam dos olhos e outros das remelas.

Porém, Emma, muito preocupada com o futuro de sua amiga Harriet, a aconselhou a não se casar com o fazendeiro. É certo que por questões óbvias, como: ele não era muito estudado, não deveria nem conhecer alguns romances da época, muito menos participava da alta sociedade!

- Por isso, disse Emma, pergunte a ele se já leu aquele romance recém lançado! Se ele disser que não, não serve pra você.

- Tudo bem, Emma.

Muito tempo depois de ter feito a pergunta para Mr. Martin, eles se encontram no Armazém:

- E, , Harriet!

- Oi, Mr. Martin!

- E, aí, rapidão, li o livro que tu me falou e gostei muito.

- É? Caraca, que que tu achou?

- Assim, tipo, é bom.

E Harriet percebendo que já havia passado muito tempo com rapaz (cerca de 5 minutos!), arruma uma desculpa e vai embora - afinal a gente daquela cidade era muito fofoqueira e poderiam estragar a imagem dela! Pelo menos o rapaz não ficou no vácuo!

- Oh! Que horas são? Desculpe, tenho que ir.

E assim, Harriet fica sem um noivo - mas só por enquanto!

Muita água rola e então, finalmente, a Emma descobre o seu amor por Mr. Knightley - o seu grande amigo que estava viajando atá a casa do irmão - em meio a uma crise de ciúmes! Ela nem imaginava que ele já gostava dela há muito tempo e esperava voltar para pedir a mão dela em casamento.

Quando Mr. Knightley regressa, ele aproveita a vibe e vai logo falar com Emma, ele a pede em casamento, e ela aceita.

Algum tempo depois, Harriet vai contar pra sua melhor amiga que decidiu aceitar o pedido de casamento do Mr. Martin. Ao que Emma diz:

- É isso aí! Boto fé!

Nenhum comentário: